Bugs em softwares, eles existem

Olá

Vamos semanalmente publicar(ou republicar – sempre informando os créditos) erros/bugs/falhas/inconformidades que ocorrem nos softwares que usamos.

Nosso intuito, não é fazer alarde com os erros dos softwares alheios(até porque os nossos também possuem), muito menos apontar culpados ou qualquer outra atitude que nada contribui com a situação.

O objetivo, é mostrar sim, que os erros em softwares existem, e que ninguém esta feliz com isso. Com certeza os fabricantes, tomam diversos cuidados, investem recursos de toda ordem, mas nem tudo isso é capaz atualmente de eliminar o bug.

Isto acontece desde o programador individual até grandes corporações, com milhares de desenvolvedores e com recursos financeiros quase que ilimitados.

Não opinião deste blog, o que precisa mudar, é o processo de produção dos softwares, com mais testes, menos pressa, mais revisão, mais pesquisadores buscando novas ferramentas/métodos, o que nos leva a: mais recursos financeiros e mais TEMPO.

Para se fazer software, precisa-se de TEMPO, para discutir, criar testes unitários, codificar, refatorar, testar, refatorar, revisar, etc. E tudo isto leva TEMPO. A pressa ajuda a tumultuar o ambiente, e claro a ter mais bugs.

Então se não tiver pressa, tudo ficará perfeito. NÃO. O desenvolvimento de software é algo novo comparado a outras áreas, por exemplo: engenharia mecânica, elétrica, e outras. Esta engenharias tem centenas ou milhares anos. ou seja decorreu TEMPO, para amadurecer, errar, testar, corrigir e evoluir.

Então vamos refletir sobre o tema, procurar fazer o trabalho com foco, sem pressa e tentar minimizar os erros. E quando eles acontecerem, corrigir, sem histeria, sem assédio moral, sem estresse e sem tumultos desnecessários.

Acrescento a isso: COLABORAÇÃO MÚTUA e MUITA PACIÊNCIA.BugSoftware